quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ibope ganha do Datafolha, é minha análise




Pois é, acabei de saber das pesquisas de véspera do Datafolha e do Ibope.
Os números do Ibope batem com minha observação do cenário (que cheque, hein?) que desde quinta-feira defende que Geraldo Júlio ganha no primeiro turno com votos válidos entre 52% e 56%.

O Datafolha deu 46% dos válidos, enquanto que o Ibope dá 54%.
(Noblat atribuiu ao Ibope os dados do Datafolha. Errar é uma, mano.)

Não vejo na cidade uma infraestrutura (vereadores, militantes) nem esforço de comunicação que justifique Daniel com 26%.

Quanto a Humberto, os números surpreendem, pelo menos abaixo de 20%. Porém não encontrei ninguém que me dissesse "vou votar em Humberto". Perguntei a taxistas, familiares, colegas de trabalho, e hoje pela manhã a um porteiro do edifício onde morei faz um ano. Ouvi gente desanimada, sem vontade de votar em qualquer deles. Quem declara, diz Geraldo e uma minoria, diz Daniel, mas sem firmeza, quando pergunto "porque".

Quem quiser, pode responder este post, domingo à noite, dizendo assim: queimasse a língua (as letras) direitinho, hein?; ou, vê se acerta a pontaria na próxima; ou, teu radar está fraco de análise.

Reafirmo, quanto mais Geraldo se afastar dos 50% para cima, confirma minha análise (pra mim é mais isso do que chute).

Claro, se o resultado for diferente, verei os fatores que levaram a isso e aprender com eles, isto é, com o sentimento do povo, i.é, das pessoas.

Amém.

(A charge acima é publicada na Folha de Pernambuco em 07/10/2012, dia da eleição, embora eu tenha feito ela na sexta à noite e o jornal tenha circulado no sábado seis. Ah, ah, ah.

(PS: Daniel obteve 27,65%,mais que os 26% de que duvidei, porém, Geraldo, como antecipei (kkk) obteve 51,15% dos votos válidos. Yes! Ah, Humberto ficou com 17,43%, embora seus assessores jurídicos tenham reclamado de alguns institutos que lhe atribuiam 16%)

Nenhum comentário:

Postar um comentário